CHEF MORENA LEITE
a nômade da cozinha
Morena Leite cresceu em Trancoso, em mares onde os portugueses chegaram em busca de especiarias há 500 anos atrás no Brasil. Trancoso fica em Porto Seguro, esquina do mundo recebe e acolhe pessoas de diferentes lugares e este contato despertou na Morena a curiosidade pelas pessoas.
No restaurante de seus pais, que abriga um pomar tropical, se apaixonou pelas frutas, tomando café com os hóspedes da pousada, e ali percebeu que podia interpretar as pessoas através da sua personalidade gastronômica. Pensou em fazer relações internacionais e antropologia, mas seu DNA gastrônomo acabou falando mais alto e virou cozinheira seguindo os passos da sua mãe Sandra.
Se formou no Le Cordon Bleu em Paris em 1999, veio então para São Paulo, onde por 18 anos está à frente do Capim Santo formando um time de mais de 500 colaboradores. Se consagrou não apenas como Chef, mas também como uma figura importante na disseminação da gastronomia brasileira com restaurantes em locais como Teatro Municipal, Museu da Casa Brasileira e instituto Tomie Ohtake.
Defende que comida não é só comida, comida é alimento, diversão, cultura e arte. Com o lema de conhecer, conectar e compartilhar criou em 2010 o Instituto Capim Santo, uma escola de cozinheiros. O Instituto educa pessoas em vulnerabilidade social, e atualmente já conta com 5 unidades.
Com o seu buffet Capim Santo também levou os sabores do capim santo para os 5 continentes tendo percorrido mais de 50 países.
Em 2017, implantou um menu brasileiro no Café de l'Homme no Museu do Homem, em Paris, e em 2018 passou um novo período fazendo novas pesquisas e compartilhando seu aprendizado, dando aulas de cozinha brasileira em muitas das cedes do Ler Cordon Bleu (Líbano, China, Japão, Inglaterra, França , Tailândia Austrália) e trazendo a tapioca com protagonista. No Brasil é o buffet do Cirque du Soleil e de outros eventos de grande porte reconhecidos internacionalmente como o Rock in Rio.
Hoje, está menina Bahiana é uma cidadã do mundo. Mora em Trancoso, e em sua casa, a Casa Alma Ninho, recebe para jantar com iguarias do local fazendo ponte aérea para cuidar ainda de suas operações em São Paulo.
Conectada com o mundo, está sempre em movimento, também faz curadoria para o Fartura, maior plataforma de gastronomia do Brasil e para o Itamaraty.
livros
Morena tem 8 livros publicados e vários projets em andamento.
clipping
Muitas matérias contam a trajetória da Chef pelo olhar atento dos jornalistas.
menu
Ingredientes brasileiros e técnica francesa.
tv e youtube
Morena também é apresentadora de programas para TV e para o Youtube.